Notícias

Um acordão mineiro?

“Acordos informais” entre Aécio e petistas já aconteceram em outras eleições, para acomodação de amplos interesses

Crédito Foto: Omar Freire | Imprensa MG
 

Um ruidoso burburinho presente nos corredores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na Cidade Administrativa (sede do Governo do Estado) e em encontros mais reservados entre os caciques da política mineira ganhou um breve registro em uma publicação site El País: um suposto “acordão” entre Aécio Neves (PSDB) e Fernando Pimentel (PT) para que ambos se reelejam para seus respectivos cargos estaria sendo articulado. O tucano teria mais oito anos como senador e o petista ganharia mais quatro anos à frente da Cidade Administrativa.

O foco da matéria é o movimento de Aécio sondando terreno da reeleição ao Senado após ver seu capital político desabar com furacão JBS. “Oficialmente”, explica a reportagem, “Aécio apoiaria a candidatura do hoje deputado do PMDB Rodrigo Pacheco para o Governo, desde que ele se filiasse ao DEM. Na realidade, contudo, Aécio não se empenharia para eleger Pacheco, e Pimentel não atacaria o tucano nem se empenharia na eleição de um senador adversário de Aécio. Todos os envolvidos negam essa costura”.

A reportagem lembra que “acordos informais” entre Aécio e petistas já aconteceram em outras eleições. “Quando concorreu ao Governo do Estado, em 2006, [Aécio] estimulou a votação na chapa informal “Lulécio”, na qual reelegeriam tanto Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência, quanto Aécio para o Minas Gerais.

Outro acordo informal entre petistas e tucanos mineiros também aconteceu nas eleições de 2010. A Chapa “Dilmasia”, foi um movimento que pediu votos para o tucano Antônio Anastasia para o governo do Estado, e para a petista Dilma Rousseuff para a Presidência da República.

A chapa teve até um comitê próprio, inaugurado pelo PSB Minas, com direito a elaboração e impressão de peças próprias de campanha.

Comentários

Comentários

Siga-nos no Twitter

© 2017 PODER EM FOCO | desenvolvido por maxwellpas