Notícias

Caravana entra em seu sexto dia com Lula visitando cidades do interior de Minas Gerais

Na última sexta-feira Lula concentrou a maior parte das sua atividades na cidade de Montes Claros

Crédito Foto: Ricardo Stuckert
 

A Caravana Lula entra em seu sexto dia percorrendo o interior do estado de Minas Gerais. E, contrariando as interpretações de veículos da grande mídia nacional, as manifestações espontâneas de apoio da população mostram o porque Lula lidera todas as pesquisas de intenções de voto para a Presidência da República. Nas estradas por onde passa o comboio da Caravana, grupos de pessoas se reúnem para vê-la passar ou para receber o ex-presidente. Foi o que aconteceu nas cidades vizinhas a Montes Claros e a Governador Valadares, por exemplo.

Ontem, sexta-feira (27), Lula concentrou a maior parte das sua atividades na cidade de Montes Claros. Acompanhado do deputado estadual Paulo Guedes (PT), conhecido por sua liderança como o “Leão do Norte” — entre outras lideranças do partido — Lula foi recebido em Montes Claros por centenas de universitários que o cumprimentaram por suas realizações na região quando esteve à frente da Presidência da República. “Toda a população do norte reconhece os avanços e realizações do presidente Lula. Em Montes Claros, por exemplo, Lula ampliou a Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros), abriu mais cursos do Núcleo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possibilitou a abertura de muitas outras faculdades”, destacou Paulo Guedes.

Paulo Guedes também destacou que o Norte de Minas tem cerca de 20 mil moradias contratadas através do Programa Minha Casa, Minha Vida, “a maior parte já construída e entregue aos beneficiários, em sua maior parte famílias de baixa renda que tinham renda de até 1,5 salário mínimo”, disse o deputado.

A secretária nacional de Organização do PT, Gleide Andrade, que também acompanha o ex-presidente Lula, explicou que além de resgatar o legado do PT em seus anos à frente do governo, as caravanas contribuem para a elaboração do plano para o futuro que será apresentado pelo partido nas próximas eleições. “Temos que resgatar a memória afetiva do brasileiro para tudo que nós fizemos, mas também temos que apresentar mais coisas, temos que ir mais à frente. E isso será construído ouvindo a própria população”.

Questionada sobre as provocações feitas por militantes opositores do ex-presidente, Gleide Andrade usou o ditado árabe, “os cães ladram e a caravana passa”. “A caravana também atrai, como não poderia deixar de ser, críticos e opositores que, sem se darem conta, ajudam a chamar a atenção para a passagem de Lula”.

Reencontros e comemoração

Foi em Montes Claros que o ex-presidente Lula passou o dia do seu aniversário. À noite, discursando para centenas de pessoas, garantiu que não seria aos 72 anos que iria roubar um centavo e “envergonhar milhões e milhões de pessoas que a vida inteira confiaram em mim”. Ainda sem seu discurso, Lula rebateu todas as acusações feitas pela operação Lava Jato, destacando que as buscas da Polícia Federal nunca encontram dinheiro em sua casa.

Acompanhado da ex-presidente Dilma Rousseff e da presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), Lula ganhou um bolo e o público presente cantou parabéns.

Mais cedoLula participou de um encontro na Coteminas, empresa que pertenceu a José Alencar, seu ex-vice-presidente, a quem Lula classificou, em entrevista para a Rádio Itatiaia, como “o melhor vice que uma pessoa poderia ter, uma figura competente, leal, um ser humano extraordinário”. O ex-vice-presidente da República faleceu em 2011.

Nos bastidores da política, Josué Alencar, filho e herdeiro de José Alencar, aparece cotado como possível vice na próxima chapa de Lula nas próximas eleições. Josué, tal como seu pai, representaria a interlocução de Lula com o empresariado. “Quero conversar com os empresários para saber o que está acontecendo. Se está evoluindo, se está crescendo, se estão vendendo muito, se as importações estão atrapalhando. Porque é uma grande empresa nacional e temos de fazer com que seja cada vez maior”, disse Lula na mesma entrevista.

Comentários

Comentários

Siga-nos no Twitter

© 2017 PODER EM FOCO | desenvolvido por maxwellpas