Notícias

19% dos deputados federais mineiros trocam de legenda durante janela partidária

 

A janela partidária, período em que os políticos com mandatos em nível estadual e federal podem trocar de partido sem risco de perder o mandato por infidelidade partidária, foi encerrada na última sexta-feira (6/4). Em Minas, dez deputados federais trocaram de legenda, o que representa 19% dos parlamentares mineiros na Câmara Federal. As informações, ainda preliminares, consideram levantamento feito junto à Câmara Federal. Os partidos têm até a sexta-feira (13/4) desta semana para comunicar os novos filiados à Justiça Eleitoral.

Oito partidos perderam deputados, enquanto seis legendas ganharam novos parlamentares. O partido que mais ganhou parlamentares foi o Democratas, que recebeu três deputados: Bilac Pinto (ex-PR), Bonifácio Andrada (ex-PSDB) e Rodrigo Pacheco (ex-MDB), que foi para a legenda com o objetivo de concorrer ao governo de estado. A legenda perdeu o deputado federal Misael Varella, que migrou para o PSD.

O Podemos, assumido pelo prefeito de Betim, Vittorio Medioli, ganhou dois novos deputados: Laudívio Carvalho (ex-SD) e Dâmina Pereira (ex-PSL). O PR manteve sua bancada, com a saída dos deputados Bilac Pinto (foi para o Democratas) e Marcelo Álvaro Antônio (foi para o PSL, uma vez que está alinhado com o presidenciável Jair Bolsonaro), e a chegada dos deputados Tenente Lúcio (ex-PSB) e Lincoln Portela (ex-PRB). O PSB perdeu dois deputados. Além do Tenente Lúcio, o ex-ministro George Hilton foi para o PSC, partido ligado à igreja evangélica.

A lista com todos os filiados em cada partido deverá ser divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 18 deste mês. A filiação partidária é um dos requisitos para o registro de candidatura para a eleição.

Deputados federais que trocaram de partido na janela

Deputado federalSaiu deFoi para
Bilac Pinto (MG)PRDEM
Bonifácio de Andrada (MG)PSDBDEM
Dâmina Pereira (MG)PSLPodemos
George Hilton (MG)PSBPSC
Laudívio Carvalho (MG)SDPodemos
Lincoln Portela (MG)PRBPR
Marcelo Álvaro Antonio (MG)PRPSL
Misael Varella (MG)DEMPSD
Rodrigo Pacheco (MG)MDBDEM
Tenente Lúcio (MG)PSBPR

 

Comentários

Comentários

Siga-nos no Twitter

© 2017 PODER EM FOCO | desenvolvido por maxwellpas